• Tem muita coisa que você não sabe, então procure no Roladonanet!

    PARCEIRO

    Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

    Yamaha lança nova R1 com controle de tração no Brasil


    Nove meses após ser apresentada no exterior, a nova esportiva YZF-R1 chega ao Brasil. A Yamaha apresentou nesta sexta-feira (1), em Londrina, PR, o modelo 2013 da motocicleta com o aguardado controle de tração, que, segundo a marca, é originário de seus modelos de competição utilizados no Mundial de MotoGP. “A R1 tem como base a M1 da MotoGP e a grande novidade é o controle de tração”, explica Hélio Ninomiya, gerente de engenharia e projetos da Yamaha.

    A moto, que chega às lojas na metade de junho, é importada do Japão e também recebeu pequenas mudanças visuais, mas ficou devendo os freios ABS. O modelo tem três opções de cores: branca, azul e preta, que ganharam grafismos atualizados e exclusivos ao Brasil.
    Yamaha YZF-R1 2013 (Foto: Rafael Miotto / G1)

    O sistema possui 6 modos de utilização e também pode ser totalmente desligado. Trazendo mais segurança à pilotagem, caso a velocidade da roda traseira se torne maior que a da dianteira, o dispositivo fará cortes na injeção eletrônica evitando que a moto derrape. Na prática, isso também impede que a moto empine.

    No nível mais alto, o sistema é bem intrusivo e corta a aceleração no menor sinal de perda de tração pela R1. À medida que abaixa o nível do controle - a seleção feita no punho esquerdo da R1 - , a moto passa a ter comportamento mais arisco e permite mais derrapagens, além de deixar que a frente da moto levante em acelerações mais contundentes. O piloto também pode fazer uso de 3 modos de potência, desde o mais fraco até o mais forte, sistema que já estava presente na versão anterior.

    Esportiva tem três opções de cores: branca, azul e preta (Foto: Rafael Miotto / G1)

    O motor de quatro cilindros de 998 cm³ com refrigeração líquida é capaz de alcançar potência máxima de 182 cavalos a 12.500 rpm e 11,8 mkgf a 10.000 rpm. “O maior apelo da moto continua o motor, apesar do controle de tração ser a novidade”, disse Ricardo Miyazaki, da Yamaha. Seu grande diferencial, em comparação aos modelos de outras marcas, é adoção do sistema “Crossplane”, no qual os pistões do motor trabalham de forma assimétrica, garantindo aceleração mais constante.
    Painel segue o mesmo, mas com o mostrador dos níveis de controle de tração (Foto: Divulgação)

    Apesar da adição do sistema de controle de tração, a Yamaha afirma que a motocicleta segue com os mesmo 184 kg a seco da versão anterior. Segundo a marca, alterações em parte da moto, como no escape, fizeram a moto manter a mesma massa.

    Novidades visuais e falta do ABS
    A R1 recebeu um pequeno retoque em sua dianteira. Apresenta leve remodelação da carenagem frontal, novo sistema de iluminação com LED e os piscas dianteiros ficaram mais "clean", com a adoção de material transparente, no lugar dos antigos amarelos. O escapamento de saída dupla também ganhou novo desenho e as pedaleiras foram modificadas e estão mais aderentes. Contudo, a moto ficou devendo o sistema de freios ABS, já presente em concorrentes como BMW S 1000 RR e Honda CBR 1000 RR.
    Novo sistema de LED na dianteira (Foto: Rafael Miotto / G1)

    “Foi uma escolha da marca baseada em nossa filosofia do produto, pois queremos uma moto com muita esportividade, pois a tecnologia já temos”, explicou Hélio Ninomiya. O preço do novo modelo ainda não foi revelado, pois a marca aguarda o desenrolar do caso do novo IPI para motos, apesar de a categoria de 1.000 cm³ já contar com alíquota de 35% e não ser atingida. “Acreditamos que possam haver novos anúncios do governo neste sentido, por isso, aguardaremos para publicar o preço”, esclareceu Ninomiya.
    Traseira da R1 (Foto: Rafael Miotto / G1)

    Estreia nas pistas
    Antes de chegar às ruas, a nova Yamaha YZF-R1 faz sua estreia no Racing Festival neste final de semana, em Londrina, PR. A categoria R1 GP1000 correrá no Autódromo Internacional Ayrton Senna com modelos 2013 da moto no grid. Além da prova de motos, a competição conta com a Copa Fiat de automóveis.

    Todos os assunto composto neste site são retirados das redes em geral, o link esta no inicio das postagens, veja direto dos autores.