Uma moeda de 5 centavos de dólar com mais de um século, já considerada falsa no passado, foi vendida por US$ 3,1 milhões (cerca de R$ 6,2 milhões) em um leilão na noite de sexta-feira.
A moeda de 1913 é apenas uma de cinco semelhantes. A procedência incomum - ela foi cunhada ilegalmente, encontrada em um acidente automobilístico, considerada falsa e abandonada por décadas - explica seu alto valor.
Ela foi localizada após uma busca nacional e colocada à venda por quatro irmãos do Estado de Virgínia.
A moedinha de níquel foi cunhada na Filadélfia, em 1912 - o último ano no qual a efígie que apresenta foi usada - mas traz o ano 1913 gravado em sua face.
Acredita-se que um trabalhador da Casa da Moeda local fez a moeda, alterando a estampa para criar uma moeda com uma data falsa.
Acidente
A existência do conjunto de moedas era desconhecida até Brown vendê-las em 1920. Elas permaneceram em conjunto, passando por vários proprietários - até 1942.
Um colecionador de moedas do Estado de Carolina do Norte, George Walton, levava a moeda com ele quando morreu em um acidente de carro em 1962.
Ela foi encontrada no local do acidente em meio a centenas de moedas que se espalharam pelo chão.
A moeda passou então à irmã de Walton, Melva Givens, após especialistas sugerirem que a data na moeda indicaria que ela era falsa.
Ela colocou a moeda em uma caixa com outros pertences da família, onde ficou guardada por décadas.
A moeda só foi redescoberta após a morte de Givens.
Em 2003, seus filhos a levaram para uma feira da associação americana de numismática, onde as outras quatro moedas do conjunto estavam expostas. Os especialistas determinaram então que ela seria a peça que faltava à coleção.
Desde então, a moeda ficou em exposição no museu da associação, no Colorado.
Todos os assunto composto neste site são retirados das redes em geral, o link esta no inicio das postagens, veja direto dos autores.