Novo modelo reúne tecnologia e qualidade, além de posicionar a marca no segmento das super esportivas de 250cc, além de pertencer à família CBR.
Pilotagem prazerosa, estilo esportivo, motor eficiente e design arrojado. Estas são as principais características de uma das motocicletas mais vendidas e admiradas no mundo em sua categoria: a nova Honda CBR 250R, que a partir deste mês, passa a ser comercializada pela rede de concessionárias Honda em todo o Brasil.
O modelo entra para o line-up da marca, visando ser uma motocicleta de entrada na categoria Super Sport, além de oferecer aos consumidores brasileiros mais uma opção para quem deseja uma moto esportiva de média cilindrada. A CBR 250R combina o DNA da linha CBR a atributos como fácil manutenção, excelente dirigibilidade, alta tecnologia e ótimo custo/benefício. É a opção ideal para quem busca uma motocicleta para o lazer, locomoção no dia a dia e valoriza o design esportivo.
Entre seus principais diferenciais está o novo motor monocilíndrico de 249,6 cm3, arrefecido a líquido, o que torna a motocicleta leve, compacta, de boa performance e bem econômica, e que foi desenvolvido exclusivamente para este modelo. Outro diferencial que merece grande destaque é a posição de pilotagem: que além de oferecer conforto, assegura ótima maneabilidade tanto no uso urbano quanto em rodovias.
Na dianteira, a CBR 250R possui garfos telescópios convencionais e na traseira, conta com sistema monoamortecido Pro-link. O chassi é tubular com treliças do tipo Diamond Frame. Esses e outros detalhes, juntamente com o design esportivo, resultaram em uma motocicleta diferenciada e que promete atrair cada vez mais os consumidores.
Apreciada globalmente
Com um visual esportivo, arrojado e versátil, a CBR 250R oferece aos motociclistas uma pilotagem prazerosa. Suas linhas são dinâmicas e possui bom acabamento, inspiradas nos modelos esportivos de alta cilindrada da marca. No aspecto funcional, o design foi concebido para oferecer performance e estabilidade. Com tudo isso, o resultado é um modelo global da Honda.
A parte dianteira possui conjunto óptico esportivo com o farol multi-refletivo. A carenagem integral em duas camadas (Double Layer) cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Inspirada na VFR 1200F, suas fixações não são visíveis, o que permite uma superfície “limpa”. Além disso, o baixo peso de 150 kg (154 kg na versão C-ABS) aliado ao chassi leve, melhora a sua dirigibilidade.
O painel de instrumentos tem design arrojado, com visor de LCD e tacômetro posicionado no centro, como os modelos esportivos. Fornece todas as informações que o motociclista necessita visualizar rapidamente em um simples olhar, como velocidade, rotação e temperatura do motor. Além disso, possui relógio digital, luzes indicadoras de combustível e sinalização, bem como hodômetro (total e parcial).
Outro grande destaque é a posição de pilotagem, que assegura conforto e controle da motocicleta, tanto na cidade quando na estrada.
O assento conta com altura de 784 mm em relação ao solo. O garupa conta com alças em alumínio em preto que, além de harmonizar com o design da moto, transmite esportividade.
A ponteira do escape é de aço inox e seu desenho é triangular e compacto, deixando o modelo muito mais moderno e esportivo. Os dois semi-guidões e as pedaleiras recuadas completam o conjunto da nova Honda CBR 250R, reforçando a proposta esportiva do modelo.
As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2.030 x 709,5 x 1.127 mm, com distância entre os eixos de 1.369 mm.
Motor eficiente e econômico
O modelo é equipado com o novo motor monocilíndrico de 249,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas e com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tornando a motocicleta leve, compacta e eficiente. Arrefecido a líquido, o motor possui potência de 26,4 cv a 8.500 rpm, e torque de 2,34 kgf.m a 7.000 rpm. Com isso, a CBR 250R tem alto torque em baixas rotações, o que garante uma arrancada rápida e segura.
Além disso, o sistema de exaustão é composto por catalisador, que auxilia a reduzir a emissão de poluentes, bem como adequá-lo ao Promot 3. A tecnologia aplicada permite que a CBR 250R exerça o menor impacto possível ao meio ambiente.
Para complementar, é o primeiro motor DOHC no mundo à utilizar balancins roletados, que asseguram baixo atrito e maior eficiência. Aliado a Unidade de Controle Eletrônica (ECU), garante uma alimentação adequada de combustível, permitindo baixo consumo e tornando o modelo extremamente econômico. Assim, a motocicleta ganha muito em autonomia e pode percorrer grandes distâncias sem a necessidade de constantes abastecimentos. O tanque tem capacidade para 13 litros (3,5 litros na reserva).
Ciclística rígida e leve
A Honda agregou à CBR 250R uma configuração de chassi mais leve. Do tipo Diamond Frame, a peça é rígida e se destaca pelo equilíbrio gerado, contribuindo ainda mais na estabilidade, além de garantir baixo peso da motocicleta.
Outro diferencial do modelo é o conjunto de suspensões. A parte dianteira é composta por garfo telescópio com curso de 130 mm. Já a traseira é monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola.
Quando o assunto é segurança, o sistema de freio recebe disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira. Já a traseira, o disco de 220 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão simples.
Também disponível na versão com freios Combined ABS (C-ABS), apresenta o moderno sistema de segurança sobre duas rodas. Reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. A parte dianteira é composta por disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de três pistões.
Para reforçar ainda mais o estilo superesportivo, a CBR 250R é equipada com rodas de liga leve de 17’’, além de pneus esportivos sem câmera. Na dianteira, tem configuração de 110/70. E na traseira utiliza pneu 140/70.
Disponível nas cores preta e azul (versão C-ABS está disponível apenas na cor azul), a CBR 250R tem previsão de vendas acima de 6.700 unidades em 2012. Seu preço público sugerido é de R$ 15.490,00, e R$ 17.990,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Especificações técnicas
ITEM
CBR 250R 2012 STD
CBR 250R 2012 C-ABS
Categoria Super Sport Entry Super Sport Entry
Motor 249,6
cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas,
refrigeração a líquido 249,
6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas,
refrigeração a líquido
Potência máxima 26,4 cv a 8.500 rpm 26,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 2,34 kgf.m a 7.000 rpm 2, 34 kgf.m a 7.000 rpm
Diâmetro x
curso 76x 55 mm 76x 55 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível
PGM-FI Injeção eletrônica de combustível
PGM-FI
Sistema de lubrificação Forçada por bomba trocoidal Forçada por bomba trocoidal
Relação de compressão 10,7:1 10,7:1
Sistema de partida Elétrica Elétrica
Bateria 12V – 6 Ah 12V – 6 Ah
Farol 60/55W 60/55W
Sistema de
ignição Eletrônica Eletrônica
Capacidade do taque 13 litros (3,5litros / reserva) 13 litros (3,5litros / reserva)
Óleo do motor 1,8 litros (1,4 litros para
troca) 1,8 litros (1,4 litros para
troca)
Transmissão 6 velocidades 6 velocidades
Embreagem Multidisco com molas helicoidais
banhado a óleo Multidisco com molas helicoidais
banhado a óleo
Transmissão final Corrente selada Corrente selada
Suspensão dianteira Garfo telescópico, com 130 mm de curso Garfo telescópico, com 130 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco
regulagens de compressão da mola Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco
regulagens de compressão da mola
Freio dianteiro Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de pistão
duplo Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de três
pistões
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de
pistão simples Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de
pistão simples
Pneu dianteiro 110/70 – ZR17 M/C (54S) 110/70 – ZR17 M/C (54S)
Pneu traseiro 140/70 – ZR17 M/C (66S) 140/70 – ZR17 M/C (66S)
Altura do
assento 784 mm 784 mm
Altura mínima do solo 145 mm 145 mm
Chassi Diamond frame Diamond frame
Dimensões (C x L x A) 2.030 x 709,5 x 1.127 mm 2.030 x 709,5 x 1.127 mm
Entre-eixos 1.369 mm 1.369 mm
Peso seco 150 kg 154 kg
Cores Azul e Preto Azul
Preço R$ 15.490,00 com base Estado de SP, não inclui
despesas com óleo, frete e seguro R$ 17.990,00, com base Estado de São Paulo, não
inclui despesas com óleo, frete e seguro
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